sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Atualização do Google Earth permite explorar o fundo do mar


'Ocean' exibe desde formações geográficas até navios naufragados. Versão 5.0 do software também traz atualizações 'terrestres'.

Depois de desbravar a Terra, as estrelas e até Marte, o Google Earth chega ao fundo do mar. O Google Ocean, anunciado pela empresa nesta segunda-feira (2), permite ao usuário observar os detalhes da vida marítima: formações geográficas, rotas de animais monitorados, pontos de surfe, pesquisa de embarcações naufragadas e "mergulhos" para explorar o fundo do mar. A novidade está disponível com a versão 5.0 do Google Earth, software de imagens via satélite que tem download grátis em seu site oficial.

A navegação segue o padrão Google Earth. O usuário pode aproximar o zoom, rotacionar a visão, marcar pontos de interesse e navegar pelo conteúdo gerado pelos parceiros do Google. Segundo a empresa, são mais de 80 entidades e órgãos de pesquisa que contribuem com vídeos, fotos e artigos sobre diversos assuntos.

A Fundação Jacques Cousteau, por exemplo, publica materiais sobre expedições históricas. Sites como o "Wannasurf" destacam pontos interessantes para os surfistas.

Também é possível observar o movimento de espécies monitoradas, como tubarões, e fazer uma "viagem" pelas rotas dos animais.

Em uma demonstração nesta segunda (2) em São Paulo, o diretor de comunicação do Google Brasil, Félix Ximenes, apresentou os novos recursos. Um dos próximos passos, segundo ele, é buscar parcerias no Brasil, para enriquecer o banco de dados da região. Assim como no Google Earth, o usuário é livre para contribuir com informações.

"Os oceanos costumam ser deixados de lado em discussões sobre as mudanças climáticas, apesar de serem muito importantes nesse assunto. O lançamento do Google Earth 5.0 nos dá a oportunidade de mudar a perspectiva das pessoas a respeito dos mares", disse Eric Schmidt, diretor-executivo do Google, em comunicado.

A versão 5.0 do Google Earth também traz novidades para os elementos "terrestres". A ferramenta "túnel do tempo", disponível em pontos como a costa de Nova Orleans e a sede do Google nos Estados Unidos, mostra uma evolução de áreas através do tempo. No caso de Nova Orleans, é possível ver imagens da região antes e depois da devastação causada pelo furacão Katrina em 2005.

A possibilidade de organizar excursões virtuais narradas, com seleção de imagens, e o rastreamento por GPS (sistema de posicionamento por satélite) são outras novidade do Google Earth 5.0.


Fonte: G1

5 comentários:

  1. eu quero saber quando que eles vão atualizar as imagens do google, porque as que estão saõ acho de 1999, quando eles vão tirar fotos novas??

    ResponderExcluir
  2. Ixi cara. Só Deus sabe.
    Eles são meio imprevisíveis, atualize seu Google Earth.

    ResponderExcluir
  3. baixar o google earth pro, refere se numa necessidade de saber, e conhecer

    ResponderExcluir
  4. Po caramba eles colocão novos Google Earth mais com as mesmas fotos não adianta nada,eu quero saber quando vai atulizar .

    ResponderExcluir
  5. vcs sao muitos xatos
    vao procurar o que fazer.

    ResponderExcluir