sábado, 21 de fevereiro de 2009

Esqueleto de mamute descoberto em pleno centro de Los Angeles.

O esqueleto quase completo de um mamute foi descoberto durante trabalhos de escavação em pleno centro de Los Angeles. No mesmo local foram também encontrados vestígios de tartarugas, serpentes e até peixes.
Baptizado «Zed», este mamute com presas de três metros de comprimento, faz parte de uma série de dezenas de milhar de fósseis revelados durante as escavações de um terreno perto do sítio de La Brea, um afloramento de betume natural.

No mesmo local, os cientistas encontraram troncos de árvores, tartarugas, serpentes, crustáceos, peixes e camadas de folhas de carvalho preservadas em areia misturada com hidrocarbonetos.

«Estas descobertas dão-nos oportunidade de obter uma fotografia detalhada do que era a vida entre 10.000 e 40.000 anos» antes da nossa era, salientou John Harris, conservador do museu que alberga os fósseis encontrados em La Brea.

Único no mundo num ambiente urbano, este sítio arqueológico é o resultado de um fenómeno natural de afloramento de hidrocarbonetos no qual numerosos animais ficavam presos, antes de o local se encontrar no meio da segunda cidade dos Estados Unidos.

Desde 1969 que cientistas exploram esta jazida, tendo retirado nada menos do que quatro milhões de peças, ossadas e dentes perfeitamente conservados pela sua permanência no alcatrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário